5ME – 68 mil lojas fechadas assusta mas …

– 5 MINUTOS DE EMPREENDEDORISMO –

A notícia que mais chama a atenção é o numero de lojas que já fecharam só esse ano, enquanto  retomada do mercado está próxima, e ansiedade toma conta do nosso dia a dia, mas apesar de ser um momento bastante desafiador só nos resta melhorar ainda mais como empresários e líderes  até o momento da retomada chegar (acredito que será em novembro).

A boa notícia é que, para quem  está fazendo a lição de casa há algum tempo, já conseguimos enxergar bons resultados aparecendo , vemos que empresas  que enxugaram suas operações  e melhoraram seus processos estão animadas e preparadas para aproveitar da melhor forma possível os próximos anos do mercado de consumo no Brasil.

 

 

loja fechada

 

  1. 68 mil lojas fecham suas portas no primeiro semestre
  2. Marisa melhora suas vendas e diminui seu prejuízo
  3. Lojistas estão receosos com as vendas no dia dos pais
  4. Empreendedores faturam com a tocha na olimpiada
  5. Droga Raia e Drogasil começam a vender a linha SOU da Natura.

 

0:10 – 68 Mil Lojas fecham suas portas no primeiro semestre

Sem dúvida é um numero muito alta de pessoas que tiveram que finalizar seus sonhos por conta da crise. Isso sem dúvida é uma perda muito grande, para um país que ainda precisa muito de fomentar e desenvolver o empreendedorismo.

Mas a boa notícia é que a crise, está chegando ao seu fim , sendo que o atual ciclo de baixa do mercado de consumo do Brasil deve durar ainda uns 2 ou 3 meses, e a partir de novembro deverá  retomar um possível crescimenta.

È só observarmos como a confiança do consumidor, do empresário e dos investidores tem aumentado a cada dia, que a conclusão é que nunca estivemos tão perto de um retomada de crescimento como agora.

1:00 – Marisa melhora suas vendas e reduz seu prejuízo

É claro que iremos sempre procurar notícias que nos trazem informações de empresas lucrativas e que estão crescendo.

Mas aumentar as vendas e diminuir o prejuízo, se não é a melhor notícia do mundo, é uma notícia muito animadora, tanto para os controladores da Marisa, quanto para os varejistas do nicho de moda em geral, pois depois de muito tempo amargando resultados bem abaixo do que esperavam, começaram a colher bons resultados , que sinaliza uma melhora do mercado de consumo e moda no Brasil, um grande exemplo disso, são os bons resultados da Renner, da Hering e como visto aqui, uma melhora  na performance da Marisa.

2:07 Lojistas Estão Receosos com as vendas no dia dos Pais

Muitos Lojistas ainda estão sentindo o efeito da crise que vem acentuado cada dia mais no mercado consumidor do Brasil, e dessa forma sinalizando que apesar de ainda estarmos em uma crise muito forte, estamos chegando ao final do seu pior momento, e entrando na fase de transição para uma  retomada do crescimento do varejo.

E por esse sentimento de incerteza e uma ano de 2015  com resultados bastante abaixo do previsto, a cautela tem tomado conta de grande parte dos empresários do país.

Da minha parte eu acredito que o Dia Dos Pais deve repetir o crescimento do dia das mães que foi de 5 a 10%, para lojistas que estão focados na necessidades dos seus cliente e investindo em experiência, conveniência e produtos com custo benefício alto.

Para grande parte do Mercado não me arrisco a fazer previsões, então vou repassar a informação da pesquisa do Serasa que relatou que 4 a cada 10 filhos não pretendem comprar presente para os pais nesse ano devido a dificuldade financeira e momento do país.

 

Mesmo que essa previsão se realize, você terá total possibilidade de fazer um  ótimo trabalho na sua empresa e deixar todas essas estatísticas para trás.

Que tal focar nos 6 filhos que vão presentear os seus pais e conseguir um resultado acima da média do mercado.

3:33 – Empreendedores faturam com a tocha na olimpiada

Eu um artigo do site administradores.com achei muito interessante a idéia de dois empreendedores que tinham como objetivo ter uma  das tochas olímpicas para sua coleção ( os condutores das tochas tem o direito de compra-las por R$ 2.000,00 ) foram em busca do objeto.

Primeiro viram que o preço variava de R$ 8.000,00 a R$ 20.000,00 e como todo epreendedor, conseguiu negociar o preço de uma das tochas por R$ 6.000,00.

Mas o empreendedorismo não parou no desconto, eles resolveram tirar o dinheiro investido de volta e zerar  o investimento cobrando dos turistas no Rio de Janeiro R$ 5,00 para tirar um foto com a tocha nos anéis Olímpicos de Copacabana.

Em um dia já levantaram R$ 500,00.

Nesse ritmo vai dar para zerar o investimento e ainda ter um bom lucro no fim das olimpiadas.

 

4:02 – Droga Raia e Drogasil começam a vender a linha SOU da Natura.

Nada melhor que fazer parceria com um expert no mercado que você quer entrar, e melhor ainda, se ele for o dono do maior market share do nicho em que atua.

E foi isso que a Natura fez ao colocar sua linha SOU nas Redes Droga Raia e Drogasil.

Em fase de testes desde o ano passado e com resultados bastante positivos, a Natura e a Drogasil resolveram implementar o Mix de 27 produtos em toda rede do grupo Raia/Drogasil.

Para a Natura a certeza que seus produtos estarão em excelentes pontos comerciais e com profissioanais treinados, para Raia/ Drogasil a vantagem de ter um produto de uma marca extremamente conhecida , porém até pouco tempo , exclusiva apenas comercializada no sistema de vendas direta.

 

Veja no vídeo que fiz hoje ao vivo no facebook a minha opinião sobre o varejo no próximo semestre e quais os desafios pós crise para o ano de 2017.

LINK : http://bit.ly/2auLZEn

 

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