Três passos para contratar um colaborador que combina com sua empresa.

No mercado empresarial muita coisa depende de boas escolhas, o olhar empreendedor não deve ser apenas nas atividades empresariais, mas também na seleção de profissionais que podem ter uma mesma perspectiva empreendedora que elevará a sua empresa em um alto nível.

Para isso, é necessária que sempre seja feita uma pré seleção completa dos possíveis candidatos que se encaixam no perfil da sua empresa ou até mesmo um processo seletivo que priorize os colaboradores qualificados para determinada área que você empresário esteja contratando!

Outro ponto importante é que caso a sua empresa possua a plataforma de seleção de colaboradores em sites de vagas disponíveis, empregos entre outros muito bem requisitados atualmente, certifique-se que esses sites façam uma triagem perfeita do candidato da mesma forma que o departamento de recursos humanos da sua empresa faria na hora de selecionar um colaborador.

As principais estratégias que toda empresa utiliza para intensificar o seu espaço no mercado empresarial podem também ser utilizadas no momento da contratação de um colaborar, confira abaixo 3 passos para contratar um colaborador eu combina com a sua empresa:

#1 – Foque na personalidade

personalidade

O perfil de um colaborador pode ser a porta de entrada de grandes oportunidades para ambos: tanto para sua empresa, quanto para a vida profissional do colaborador.

Verifique se o candidato tem características que podem ser útil no seu negócio ou que seja exatamente aquilo que você está procurando no momento para preencher tal cargo na sua empresa.

Uma boa forma de detectar personalidades no processo de escolha de um candidato é aplicar o IDH como mecanismo de avaliação tipológica (questionário baseado na teoria dos tipos psicológicos de Jung).

E a partir desse tipo de avaliação você conseguirá identificar em meio de muitos candidatos a vaga, apenas aqueles que serão de destaque para sua empresa.

Porém tenha em mente que há um desnível entre aspecto pessoal e eficiência, por essa razão preste muita atenção nesse tipo de apuração.

#2 – Mostre suas regras e tenha uma política salarial de forma transparente

interview-1018333_960_720

Nunca prive informações na hora da contratação do seu colaborador! É de suma importância que você tenha suas regras e objetivos bem impostos da forma mais clara possível.

Mesmo que suas exigências sejam rígidas, você deve comunicar seu colaborador sobre essas exigências durante a entrevista de emprego ou até mesmo nos pré requisitos da vaga para já indicar todas as suas propostas, prevenindo “surpresas” inesperadas que posteriormente podem deixar seu empregado desconfortável no ambiente de trabalho ou até mesmo não prestar serviço da maneira qualificada para sua empresa.

Sobre a política salarial seja franco desde o começo do processo de seleção! Não é de honestidade colocar tal valor de remuneração na divulgação da vaga e combinar outro na contratação. Informe a faixa salarial fixa para o seu colaborador e não a altere.

#3 – Procure quem gosta de aprender!

graduation-879941__180

Não há nada mais estressante e de risco para sua empresa ter funcionários desinteressados no trabalho ou aqueles que não têm vontade nenhuma em se capacitar mais para o bem da sua empresa e pelo bem do profissionalismo.

Não hesite em dar uma chance aqueles que talvez não tenham um perfil que se encaixe totalmente no molde da sua empresa, mas demonstra muita vontade em aprender.

Esses 3 passos simples podem te auxiliar na contratação de um colaborador que seja o retrato da sua empresa e que tenha as qualidades que você procura para erguer a sua corporação.

E você como tem feito para selecionar seus  colaboradores ?

Veja o vídeo abaixo onde falo mais detalhes sobre a importância de contratar bem para sua empresa.

 

Cadaste em nossa lista de conteúdo e receba diretamente em seu email o melhor do empreendedorismo e do varejo de uma forma simples e rápida.

Aproveite e receba hoje através desse link nosso livro on line grátis 4 passos resumidos para aumentar as vendas da sua loja.

Deixe uma resposta