Como escolher um logotipo e montar sua marca

Toda empresa precisa de sua identidade visual para se fixar no mercado e tornar-se única perante seu publico. O logo deve ser o “rosto” da empresa e deve ser a tradução visual dos valores e características do negócio, evidenciando as qualidades mais importantes.

Num mercado extremamente concorrido como está atualmente, um logotipo bem feito faz com que a empresa seja o destaque maior entre as demais, onde transmite confiança ao cliente. Muitos se perguntam o que é preciso fazer para que um simples símbolo seja o referencial de sua empresa. As dicas abaixo te ajudarão quanto a isso.

 

Representar o diferencial

É necessário saber o que o seu cliente está buscando ao encontrar sua empresa. É importante que você liste os conceitos que sua marca pode transmitir. Apenas se atente para que estes conceitos não sejam muitos, para não confundir o público.

O conceito é o que levará e convencerá o público a consumir seus produtos. É importante nunca deixar de mostra-los, desde a criação do logotipo até as vendas.

 

Evitar informações desnecessárias

Para transmitir as pessoas o que é a sua empresa, é necessário não complicar as coisas. Quando há simplicidade no conteúdo, fica mais fácil do público assimilar o que você está querendo dizer.

Um logotipo com muitas informações, detalhes e cores pode parecer bonita de início, mas você deve sempre buscar representar sua empresa e os serviços que ela vai oferecer de uma forma que seja fácil para seu cliente memorizar. Além disso, se o seu design é muito complicado, o logotipo não funcionará em tamanhos menores.

Pensando agora nas cores. Elas carregam uma série de significados, que possam uma ótima imagem quando são utilizadas da maneira certa. Não use muitas cores. O seu logotipo precisa funcionar tanto em preto e branco quanto colorido. Ela precisa ser versátil, ou seja, funcionar tanto no ambiente virtual quanto no material.

 

Atemporalidade

Um bom logotipo precisa ser atemporal. Essa forma ajuda você a evitar que o seu público necessite assimilar várias e várias vezes a identidade de sua empresa. É importante pensar num design que possa durar por muito tempo, sem que precisem ser feitas alterações.

A longevidade do logotipo, ou seja, o seu tempo de duração, é uma importante característica.

 

Escape de modismos

Ver as tendências é importante, mas não molde seu logotipo apenas com o que está em alta no momento. Quem adere aos modismos, corre o sério risco de ficar com uma marca parada no tempo. No futuro, isso acarreta custos para fazer tudo de novo. Sem contar que a originalidade para uma empresa é tudo, não é mesmo?

 

Conhecimento do negócio

Antes, durante e depois de criar um logotipo, você deve conhecer minimamente o seu mercado e sua área de atuação. Assim, ficará mais fácil de escolher e definir como será o seu logotipo, já que ele mostrará tudo o que sua empresa é, destacando suas personalidades, de uma forma simples, porém muito clara e objetiva.

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